quinta-feira, 8 de outubro de 2015

ATENÇÃO PARA O PRAZO DE ADESÃO AO PCCV E PCCDV EM RECIFE

Prazo de adesão ao PCCV e PCCDV
terminará dia 16 de outubro.


        A partir de novembro de 2015, a Secretaria de Saúde de Recife inciará o processo de Avaliação de Desempenho para a Progressão por Mérito, dos servidores que optaram pelo Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos PCCDV, conforme o disposto no artigo 15 § 3º da Lei nº 17.772/2012.
       Portanto se você servidor ainda não fez a adesão desde 2012, deverá faze-la ate o dia 16 de outubro. Use o formulário que está no seu distrito sanitário preencha-o entregue no seu distrito sanitário. Poderá também optar mudar do PCCV para o PCCDV através do referido Termo de Adesão.
    Porém se você não quiser aderir, solicite deste pronunciamento por escrito. Mais informações procure o seu distrito sanitário pela manhã.

      Não esqueça de colocar seu(s) telefone(s) e e-mail para que possamos responder com maior brevidade.

Setor de Avaliação de Desempenho
DRT/GGTS/SEGTES/SESAU
3355-1709 / Fax: 3355-1702
e-mail: sad.segtes@recife.pe.gov.br








1.    QUEM TEM DIREITO AO PCCV – Lei nº 16.959/04?
Todos os cargos do grupo ocupacional saúde, com exceção* de médico 20 e 40h, enfermeiro 30 e 40h, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, médico do trabalho, químico, médico veterinário e engenheiro de segurança do trabalho, com data de admissão anterior a 17/01/2012.

* Para ver as leis que excluíram estes cargos do PCCV, clique aqui e aqui

2.     QUEM TEM DIREITO AO PCCDV - Lei nº 17.772/12?
Os servidores do Grupo Ocupacional Saúde da Secretaria de Saúde que optarem pelo regime desta Lei.

Obs. Os servidores do Grupo Ocupacional Saúde da Secretaria de Saúde, com admissão a partir de 17/01/12, estão automaticamente inclusos no Plano, não sendo necessário realizar adesão.

3.     EU NÃO FIZ ADESÃO AO PCCDV - Lei nº 17.772/12. AINDA POSSO FAZER?
Sim, o servidor que tiver interesse pode aderir ao plano em qualquer época, basta preencher o formulário de adesão, disponível na GOGP dos Distritos Sanitários, na DGGTES e no site susrecife.com (colocar link) e entregá-lo na recepção da DGGTES. 

4.     DEI ENTRADA NA ADESÃO AO PCCDV - Lei nº 17.772/12, MAS NÃO RECEBI NADA
Apenas terá direito a progressão os servidores que haviam cumprido o período de estágio probatório até 01/12/2011. Se seu estágio probatório terminou após esta data, você será enquadrado no plano, mas não terá nenhum valor a receber (retroativo ou incorporado ao vencimento). Verifique em seu contracheque a mudança de nível (Ex. antes A1, agora T1A1). Esse código indica que você está incluso no PCCDV.

5.     DEI ENTRADA NA ADESÃO AO PCCDV - Lei nº 17.772/12, MAS NÃO RECEBI O RETROATIVO.
Apenas teve direito ao pagamento retroativo da progressão, os servidores que haviam cumprido o período de estágio probatório até 01/12/2011 e que deram entrada na adesão até 13/07/12. Verifique seu contracheque nos meses de junho a agosto/12 e verifique se não foi implantado esse valor (código DIF PCS).

6.     RECEBI A PROGRESSÃO DO PCCDV - Lei nº 17.772/12 APENAS 1 (UM) MÊS. PRECISO FAZER NOVA ADESÃO AO PLANO?
Não. O valor referente à progressão do PCCDV é incorporado no vencimento base. Alguns servidores tiveram direito ao recebimento do retroativo da adesão (código DIF PCS), em parcela única, conforme estabelecido na lei nº 17.772/12.

7.     JÁ FIZ MINHA ADESÃO AO PCCDV - Lei nº 17.772/12. QUANDO POSSO DAR ENTRADA NOS MEUS CERTIFICADOS?
A progressão por qualificação (entrega dos certificados) apenas poderá ser realizada 4 (quatro) anos após a adesão do servidor e mediante aproveitamento mínimo de 70% das avaliações de desempenho anuais. É preciso aguardar a publicação da portaria de regulamentação do programa de avaliação de desempenho e realizar as avaliações previstas na lei.

8.     QUANDO COMEÇARÃO A SER REALIZADAS AS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO?
A portaria que regulamenta e institui o programa de avaliação de desempenho está em fase final de construção. Após publicação em Diário oficial, ela será divulgada no site  www.susrecife.com.br .

9.     ESTOU NO PLANO DE 2004 (PCCV – Lei nº 16.959/04) E AINDA NÃO PROGREDI.  QUANDO POSSO DAR ENTRADA NOS MEUS CERTIFICADOS?
A lei nº 16.959/04, condiciona a progressão vertical mediante pontuação mínima dos certificados entregues e aproveitamento mínimo de 80% das avaliações de desempenho anuais. É preciso aguardar a publicação da portaria de regulamentação do programa de avaliação de desempenho e realizar as avaliações previstas na lei.

10. POSSO ADERIR AO PCCV – Lei nº 16.959/04?
Não. Não existe adesão ao PCCV. Todos os servidores com data de admissão anterior a data de publicação da lei 17.772/12 – PCCDV (exceto os ocupantes dos cargos de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, médico do trabalho, químico, médico veterinário e engenheiro de segurança do trabalho), e que não fizeram adesão ao novo plano (PCCDV), continuam participando do PCCV.
Os servidores com data de admissão posterior a data de publicação da lei (16/01/12), estão automaticamente inclusos no PCCDV e não podem aderir ao plano anterior.
Obs. Os cargos de químico, médico veterinário e engenheiro de segurança do trabalho não possuem plano de cargos.

11.  QUEM FEZ ADESÃO AO PCCDV - Lei nº 17.772/12, PERDEU O QUINQUÊNIO QUE POSSUÍA?
Não. Os servidores que optaram pelo PCCDV e possuíam Quinquênio, tiveram o mesmo transformado em vantagem pessoal (código VAN PES 17772). A vantagem pessoal é desvinculada do salário base, passando a incidir sobre ela os reajustes gerais.
























Redação e Imagens: Direção de Comunicação SINDACS-PE







segunda-feira, 5 de outubro de 2015

COMPLETANDO 15 ANOS O SINDACS-PE CONQUISTA UMA SEDE PRÓPRIA

      Neste dia 5 de outubro de 2015, às 13 horas foi serrada a faixa de inauguração da nova sede do SINDACS-PE , agora própria. E a festa deu início a uma nova etapa de conquistas para os próximos 15 anos. localizada na rua General Simeão, 104 - Sto Amaro - Recife - PE.







GALERIA DE FOTOS
V
V
V
V
[   EM MANUTENÇÃO.  ]








RECIFE HOMENAGEIA O DIA NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE



    O plenário da Câmara Municipal do Recife lotou, na manhã desta segunda-feira, para a realização da reunião solene de iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (Rede Sustentabilidade) que homenageou os agentes comunitários de saúde.

     A comemoração ocorreu um dia depois da data festiva da categoria profissional, pois o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde foi domingo, 4, quando não há expediente no legislativo municipal. Para Luiz Eustáquio a data representa “a luta e as conquistas dos profissionais que surgiram em 1991 e que desde então passaram a travar muitas batalhas para serem reconhecidos. São profissionais que realizam um papel importante em nosso país no trabalho de prevenção e curativo de doenças”.


      A solenidade, iniciada às 11h, foi inicialmente presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB). Fizeram parte da mesa a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate as Endemias do Estado de Pernambuco, Maria do Carmo Miranda; o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia; o diretor do Sindicato dos Agentes Comunitários, Alessandro Lopes da Silva; o secretário de Desenvolvimento Humano, Criança e Juventude do Estado, Isaltino Nascimento; e o ex-deputado federal Maurício Rands.


   Em Pernambuco há cerca de 2.800 agentes sindicalizados, sendo que a maioria está no Recife, em torno de 1.900. Em seu discurso de saudação, Luiz Eustáquio ressaltou o trabalho dos agentes comunitários e de endemias, que atuam “nas maiores dificuldades do dia a dia visando preservar a saúde humana principalmente nas comunidades carentes de nosso município”, disse.
  O agente comunitários, segundo Luiz Eustáquio, são importantes para a sociedade e para o Recife. “Tenho muita honra de homenagear este sindicato, mas faço questão de dizer que ela é extensiva a cada um dos trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte desta categoria”, disse, citando nomes de representantes de cada um dos oito distritos sanitários do Recife. “Vocês são essenciais no andamento do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade”, disse.
   Os agentes, ressaltou o vereador, são pessoas que trabalham de domingo a domingo, em suas comunidades. “Ser ACS é ser alguém que se identifica em todos os sentidos com a comunidade, principalmente na cultura, linguagem e costumes. Para ser agente comunitário de saúde é importante gostar do trabalho, principalmente de aprender e repassar as informações”, afirmou.


     Luiz Eustáquio entregou placas comemorativas a agentes comunitários dos oito distritos sanitários do Recife: Maria da Glória Cabral (distrito um); Marcos Félix de Lima (do dois), Nelson da Silva (do três); Renato dos Santos (do quatro); Magali Almeida (cinco); Wilson Salim (seis); Teresa Ramos de Souza (distrito sete) e Maria José Coutinho (distrito oito). Entregou placas também aos secretários Isaltino Nascimento, Jailson Correia, ao ex-deputado Maurício Rands e a  Maria do Carmo Miranda.


    Em seguida, o vereador Eduardo Marques repassou a presidência da solenidade a Luiz Eustáquio. No seu discurso, Maria do Carmo agradeceu pela homenagem e disse que a solenidade era um momento de muita alegria para a categoria. “Nós galgamos cada degrau até chegarmos aqui. Nossa trajetória de luta é longa e bonita. Inicialmente não tínhamos sequer uma sede. Fomos acolhidos com muito respeito pelo Sindicato dos Servidores da Previdência, o Sindsprev. Queremos reconhecer aquele apoio e abraçar cada um daqueles que fazem o Sindsprev”, disse.


     Ela lembrou que, no início da história dos agentes, em meados de 1991, eles eram impedidos de entrar em Postos de Saúde da Família (PSF), uma vez que o trabalho não era reconhecido. “Nós não tínhamos esse direito. A nossa trajetória é bonita, pois sempre trabalhamos pelas pessoas. Mas, sofremos para chegar até aqui. Nós temos amor pelo que fazemos, pela nossa profissão”, disse. Ela citou conquistas e lutas, como a viagem que foram obrigados a fazer a Brasília, para acompanhar a sessão do Congresso Nacional que reconheceu oficialmente a categoria. Ficaram quase 24 horas dentro da Câmara Federal, à espera da votação do projeto de lei. “Agora, há mais coisas que estão por vir e que precisamos continuar lutando. Temos muitas reivindicações e estaremos sempre dispostos a lutar por melhorias”, afirmou.


      O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia falou em seguida. Ele disse que durante sua gestão os agentes de saúde mantém “um bom diálogo e têm uma atuação altiva, guerreira e respeitosa em relação ao poder público”. Ele, que se diz um entusiasta do trabalho dos agentes, disse que reconhece a importância da categoria na concretização das políticas públicas de saúde, pela qual tem “profundo respeito”.


    Já o secretário Isaltino Nascimento lembrou a luta que representou a inclusão da categoria entre os funcionários públicos do Recife. “Foram muitas mobilizações. Elas permearam meus mandatos de vereador e de deputado estadual”, observou. Nesse período, ele ajudou a prorrogar contratações, superamos momentos difíceis. “Mas chegou um momento em que os ACS só podiam ser servidores se fossem através de concurso público. Para isso, criamos a PEC 51, assinada pelo então deputado Maurício Rands, que foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2006. A emenda mudou a Constituição para criar uma excessão, em que os ACS são considerados servidores públicos. Esse foi um legado importante”, reconheceu. Segundo Isaltino, a história dos ACS no Brasil se deve à mobilização realizada pelos agentes municipais do Recife.


     O ex-deputado federal Maurício Rands, que falou em seguida, disse que teve a honra de assinar a PEC, “no meu primeiro mandato”.  E acrescentou que “foram vocês que me fizeram pensar o mandato coletivamente. Por isso, considero que tive um mandato profícuo. Através da PEC 51 foi possível reverter uma trajetória de sofrimentos. Com a aprovação da PEC, ninguém ficou privado do seu trabalho”, afirmou.

FELIZ DIA 4 DE OUTUBRO - DIA NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE





VEJA A REUNIÃO SOLENE COMPLETA NA IMAGEM ABAIXO












Fonte: Imprensa da Câmara dos Vereadores de Recife - PE













Redação e imagens Direção de comunicação SINDACS-PE