segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

IMPOSTO DE RENDA - 2016 COM NOVIDADES DO CPF


O que é a Declaração IRPF 2016 ?

      Para todas as pessoas que consomem de tudo um pouco na nossa vida tão corrida, muitas vezes não tem tempo de anotar isso ou aquilo que é consumido. A Receita Federal por sua vez fica de olho em quem não declara o Imposto de Renda e vem cada vez mais aplicando multas e ações cabíveis para quem não obedece a lei.

       A declaração IRPF 2016 é uma obrigação de todo o cidadão que estiver cumprindo os requerimentos que são ordenados pelo governo Federal. Todas as pessoas físicas ou jurídicas são obrigadas a declarar os valores de sua renda para o governo. E o imposto de renda é recolhido de acordo com os parâmetros utilizados para se saber o quanto que deve ser recolhido anualmente ou mensalmente do seu salário.
     Se você ganha por exemplo um salário com todos os seus descontos devidos, e se estabelece um equivalente acima de R$ 2.340 deverá ser utilizada uma alíquota equivalente de 7,5% determinado pela tabela imposto de renda e assim o imposto que será recolhido é algo em torno de R$ 175,50. É de fundamental importância fazer a declaração de imposto de renda 2016 já que além de uma obrigação, caso você não o faça irá sofrer diversas multas e até mesmo pode ser processado por sonegação fiscal.

     Além disto é importante deixar claro que o imposto de renda serve como um grande parâmetro para que o governo saiba que todas as suas despesas estão de acordo com o que você ganha.


     Declaração IRPF 2016 – A grande maioria, senão todas as pessoas sabem que é preciso declarar anualmente o imposto de renda, mas nem todos eles sabem qual a sua real utilidade, o que é no que ele poderá nos beneficiar. Saiba que o IRPF nada mais é do que o valor anual que é descontado de rendimentos dos trabalhadores e das empresas e é entregue ao governo federal.

     São dois tipos de impostos, os que são pagos pelos trabalhadores no caso do IRPF 2016 (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) e também a declaração anual comprovativa de rendimentos a DIRPF. A apresentação desta declaração é obrigatória para todos os trabalhadores que tiverem rendimentos superiores ao valor mínimo determinado pelo governo.


Declaração IRPF 2016

      O órgão responsável pelo recolhimento da declaração IRPF 2016 é a Receita Federal, e através do site da Receita você terá a possibilidade de ter acesso a vários documentos e softwares que são precisos para elaborar a declaração de imposto de renda.

      Outra particularidade importante de citar é que a Receita Federal é responsável por cruzar todas as informações prestadas por contribuintes para verificar a sua veracidade, e a malha vina é o termo popular que é dado a este tipo de procedimento.


Quem deve Declarar IRPF 2016

    Todos os trabalhadores que receberem acima de dois salários mínimos mensais precisam realizar a declaração IRPF 2016, e esta serve para prestar contas de tudo o que foi gasto pelo usuário perante a Receita Federal, ou seja, saber quanto que você recebeu durante o ano, quanto é que foi pago, e quanto terá de imposto devido durante o ano.
       Caso você não tenha nenhum imposto devido o Governo deverá devolver a parte que você acabou recolhendo a mais. O principal foco do Imposto de Renda é a prestação das contas para a Receita Federal, e tudo o que é relacionado a sua movimentação financeira de bens pois tudo é passível de tributação.

     E a declaração de forma prática serve por exemplo para pedirmos financiamento ao banco, com isto o banco solicitará uma declaração pois irá analisar sua movimentação de patrimônios e quanto é que você precisa dar de garantia. Tanto para financiar um imóvel por financiamento habitacional como para outros procedimentos existe a necessidade de apresentar a declaração de imposto de renda, e quando se trata de questões econômicas a declaração de Imposto de Renda 2016 deverá servir para mostrar a sua movimentação de finanças anualmente.


Instrução Normativa publicada hoje reduz
idade obrigatória de inscrição no CPF

     A Instrução Normativa RFB nº 1610, publicada hoje (25) no DOU, modifica a idade obrigatória de inscrição no CPF para dependentes constantes da DIRPF, passando de 16 anos ou mais para 14 anos ou mais. A redução da idade obrigatória de inscrição no CPF para dependentes constantes da DIRPF, reduz o risco de fraudes relacionadas a inclusão de dependentes fictícios na DIRPF e, também, a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração. Em 2015 cerca de 890 mil dependentes se encontravam na faixa etária igual a 14 ou 15 anos. A alteração já vale para a declaração  deste ano.
Acesse a norma aqui.

      Como se trata de uma obrigação do contribuinte, não há como escapar dela, então, o jeito é tentar da melhor forma possível atender à legislação e precaver-se antecipadamente contra erros e atropelos de última hora.


       Afinal, como encarar a burocracia, e tentar restituir o máximo possível (ou ainda pagar o menor imposto)?

Seguem algumas dicas:


Entregue Dentro do Prazo

      Evite pagar multas por atraso na entrega, vá se preparando já, pois o prazo final para entrega é 30 de abril. Mas não deixe para a última hora! Os computadores da Receita Federal ficam sobrecarregados nos últimos dias do prazo final de entrega, dificultando a recepção da declaração.


Organize os Documentos e Informações

     Se você faz parte dos contribuintes que precisam entregar a declaração, é bom começar a juntar todos os documentos e informações (como saldos de conta corrente, poupança, fundos, previdência, comprovantes de renda) e recibos necessários ao preenchimento da declaração.


Restituição IRPF 2016

        O Imposto de Renda existe em praticamente todos os países do mundo, onde cada um dos contribuintes, independentes de serem pessoa física ou jurídica são obrigados a deduzir uma porcentagem de sua renda média anual para o governo federal. Este tipo de dedução é realizado com uma base em informações financeiras de cada um dos contribuintes, com isto é possível se prestar contas à receita sobre a movimentação de patrimônios sempre obedecendo uma tabela do órgão fiscalizador do país.

      Mensalmente o imposto é pago, mas existem muitos casos que a mensalidade ocorre de forma opcional pelo contribuinte. E no ano seguinte o contribuinte deverá preparar uma declaração de ajuste anual de quanto deve, sendo estes valores IRPF 2016 homologados e determinados por autoridades de ordem tributária.

     Existem muitos assuntos relacionados a declaração de imposto de renda que geram várias dúvidas aos trabalhadores como é o caso da restituição de Imposto de Renda 2016. Confira mais informações sobre o processo a seguir.


     A restituição IRPF 2016 é recebida por quem realizou o pagamento do imposto de renda a mais durante o ano, sendo assim o imposto é descontado em folha de pagamento dos trabalhadores assalariados. E na hora de declarar, o programa deverá fazer as contas, quem tiver muitas deduções, como por exemplo os dependentes e as despesas médicas irão ganhar descontos.



      Ao final das contas poderá ter até um bom dinheiro para receber. Todo o processo de restituição do imposto de renda não ocorre se houver erros no preenchimento dos dados bancários, ou ainda a sua conta bancária seja encerrada durante o período de liberação do lote, com isto o dinheiro irá voltar para o banco e você precisará providenciar todo o pedido de pagamento diretamente ao seu banco.


Quem tem direito de receber a Restituição IRPF 2016

      A restituição de IRPF é um direito de todos e tem uma data específica para acontecer, mas para que isto possa ocorrer é importante declarar o imposto de renda sempre dentro do prazo determinado. A declaração IRPF 2016 deverá ser feita sempre no início de cada ano, e é fundamental que os cidadãos forneçam corretamente todos os dados, como por exemplo o endereço, data de nascimento, nome completo, e conta corrente, sem se esquecer de verificar se a conta está correta pois é através dela que o dinheiro será depositado.

       O valor imposto de renda 2016 para recebimento depende bastante de quanto que a pessoa declarou, ou seja, quanto maior for o valor da declaração, mais alto será o valor da restituição. Caso você tenha alguma dúvida sobre o programa, é possível procurar também pela Receita Federal da sua cidade para tirar todas as suas dúvidas relacionadas a restituição IRPF.

       Outra forma de acesso simples e interessante para consultar a restituição IRPF 2016 é que você poderá estar acessando o site da Receita Federal e neste site as informações que você precisa estão disponíveis no mesmo, por isso vale realmente a pena conferir.


Consulta Restituição IRPF 2016

     Para que você possa realizar a consulta da restituição do imposto de renda você poderá acessar o site divulgado acima, e lá é possível consultar datas e valores de acordo com os lotes indicados, estes que são liberados todos os meses e debitados de forma direta de sua conta, como por exemplo um direito que você tem se estiver tudo correto com a sua declaração IRPF 2016



       Com relação as alíquotas da restituição IRPF 2016 elas variam muito, mas geralmente ficam entre 15 a 27,5% conforme o valor que você realizou o pagamento, basta para isto dar uma conferida no valor e ver se você se encaixa nesta faixa. É importante citar que muitas vezes, para quem ultrapassa os limites de rendimento, influencia de forma negativa em empreendimentos, já que a cobrança poderão ficar recaídas nos valores de serviços.

     Os valores IRPF 2016 pagos ao governo através destes impostos, podem muitas vezes servir para novos investimentos em infraestrutura e pessoal, tudo isto na busca de uma ampliação do negócio. E é importante ter o cuidado para que a declaração seja feita corretamente para que você não venha a ter de pagar multas posteriormente ou cair na malha fina.










Fonte: Receita Federal

















Redação e imagens: Direção de Comunicação SINDACS-PE











Nenhum comentário:

Postar um comentário