terça-feira, 5 de janeiro de 2016

SINDACS - PE MOBILIZOU A CATEGORIA CONTRA A PROPOSTA DE ZERO POR CENTO


    Servidores de diferentes categorias da Prefeitura do Recife protestaram, na manhã desta terça-feira, em frente ao prédio da administração municipal, no Cais do Apolo, Centro da cidade. O ato aconteceu após duas rodadas de negociação onde, segundo os servidores, a prefeitura ofereceu 0% de reajuste salarial. 


    No Pátio do Carmo, agentes comunitários de saúde e de Combate as endemias se concentraram para uma caminhada até o prédio da prefeitura. Além da revolta pelo reajuste, a categoria ainda reclama da falta de pessoal em um momento tão intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti.


     "Existem ações e alianças importantes, com o exército, igrejas, entidades. Mas entendemos como primordial os agentes comunitários, porque estão dentro dos bairros, criando laços com as comunidades. Tem 92 agentes aprovados em concurso, aguardando a nomeação, e chamá-los é fundamental para combater o mosquito", explicou o vice presidente do Sindicato de Agentes Comunitário de Saúde e de Combate as Endemias, Adriano Martins. 

     O ato deve funcionar como uma forma de pressionar a gestão e o grupo esperou e foi recebido hoje, e que a negociação salarial segue até fevereiro. Os servidores pedem um ajuste linear de 13,19%.


    Os servidores reivindicam reajuste de 13,19% sobre o salário-base e 18,53% para o vale-refeição. De acordo com os servidores, a Prefeitura alega dificuldades em razão da crise econômica e da baixa arrecadação, não podendo conceder o aumento. “A maioria dos trabalhadores, que já tem um baixo salário, não pode ser ainda mais penalizada. 


    Durante a paralisação, alguns servidores estiveram vestindo preto. O movimento é coordenado pela CUT/PE, por meio do Fórum dos Servidores Municipais do Recife. Durante os três anos de gestão do prefeito Geraldo Julio, conforme os servidores, a categoria obteve, apenas, 10,5% de reajuste sobre o salário-base.


      Os ACS e ASACE concentraram-se no Pátio do Carmo e de lá, liderados pelo SINDACS PE, partiram em caminhada rumo ao prédio sede da Prefeitura da Cidade do Recife onde encontram-se com os demais servidores.
   Um dos motivos da paralisação foi o reajuste de 0% oferecido aos trabalhadores na reunião da Mesa Geral de Negociação, condições de trabalho, não convocação dos candidatos reservas aos cargos de ACS e ASACE do concurso realizado em 2012 entre outros. Durante a caminhada a categoria deixou bem claro a sociedade recifense o seu compromisso orientando os transeuntes nas ações de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.



   Os representantes dos sindicatos da Saúde foram recebidos pelo Secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Na ocasião cada sindicato relatou suas cobranças e como resultado foi definida que haverá uma nova reunião da Mesa Setorial de Saúde no dia 28/01 onde se espera que se resolva alguns pontos pendentes.


    Lembramos que a negociação da Mesa Geral está em aberto e no início de Fevereiro haverá outra rodada de Negociação. Após isso cada sindicato será recebido pela gestão para tratar das suas especificidades. O SINDACS-PE reitera que estaremos percorrendo nossas bases no mês Janeiro onde manteremos os ACS e ASACE informados e mobilizados. 













Redação e imagens: Direção de Comunicação SINDACS-PE







Nenhum comentário:

Postar um comentário