segunda-feira, 1 de maio de 2017

1º DE MAIO DIA DO TRABALHO



       Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, nos Estados Unidos.


       Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou o país. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos trabalhadores. As manifestações e os protestos realizados ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.


      Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional Socialista instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.


      Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo do presidente Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.


1º de maio de 2017 e os indicadores no Brasil

      Com o resultado, o Brasil tem 13,5 milhões de pessoas desocupadas e teve alta de 11,7%, ou seja, mais de 1,4 milhão de pessoas quando comparada ao trimestre encerrado em novembro de 2016. Na comparação com igual trimestre de 2016, a alta foi de 3,2 milhões no número de desempregados no País, informou o IBGE.
       Outro indicador que teve recorde na série história da pesquisa do Pnad foi o nível de ocupação – que mede o percentual da população empregada em idade de trabalhar. A taxa de ocupação foi de 53,4% no trimestre encerrado em fevereiro, o que representa queda de 0,7 frente ao trimestre anterior. Já a comparação com o mesmo período de 2016, o nível de ocupação apresentou retração de 1,8 ponto percentual, sendo o menor índice desde 2012 no País.
     O número de brasileiros enquadrados em “fora da força de trabalho” foi de 64,6 milhões no trimestre encerrado no mês de fevereiro. O resultado mostra estabilidade na comparação com o trimestre diretamente anterior, encerrado em novembro. Já na comparação anual o contingente de brasileiros fora da força de trabalho apresentou alta de 1,1%, ao somar 730 mil pessoas nessa situação.

AOS AGENTES DE SAÚDE ( ACE - ACS )
DE TODO O BRASIL
NOSSA HOMENAGEM
MESMO QUE A DATA SEJA DE TRISTEZA
MESMO QUE ESTA DATA TENHA NASCIDO DE UMA GUERRA
ENTRE OS PATRÕES E EMPREGADOS
MESMO ASSIM TEMOS QUE TER FÉ
E AO ACORDAR A CADA DIA
TENHAMOS A CONVICÇÃO QUE
SEM O SUOR NÃO HÁ RESULTADOS
E QUE BUSQUEMOS A TRANQUILIDADE
POR QUE...
A VITÓRIA AMA A CAUTELA.

FELIZ DIA DO TRABALHO TODOS OS DIAS.


A DIREÇÃO.

************************************
GALERIA DE FOTOS
1º DE MAIO DE 2017 EM RECIFE-PE
























































Redaçao e imagens: Divisão de Comunicação SINDACS-PE










Nenhum comentário:

Postar um comentário