Uma comissão parlamentar criada nesta quarta-feira (24) se reuniu no fim da tarde, na Câmara do Recife, com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias do Estado de Pernambuco (SINDACS-PE). Os agentes de saúde, que decidiram pelo estado de greve nesta quarta, lotaram as galerias da Casa de José Mariano para se manifestar principalmente contra as condições de trabalho e pela renegociação de gratificações e salários.
Participam da comissão os vereadores Luiz Eustáquio (Rede), que preside o grupo, Almir Fernando (PCdoB), Isabella de Roldão (PDT), Jurandir Liberal (PT) e Vera Lopes (PPS).
O vereador Henrique Leite (PT) também se fez presente na reunião.
O vereador Luiz Eustaquio (PT) falou durante o pequeno expediente sobre os pleitos dos agentes de saúde que estavam presentes no Plenário da Casa. Os profissionais reivindicam o cumprimento da Lei 17772/12, sancionada no último mês de janeiro, que trata sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da saúde.
Segundo o parlamentar, a categoria está na Casa de José Mariano para poder, junto ao Prefeito do Recife, buscar uma solução para o empasse. “ Já houve uma negociação no passado junto com a Câmara, mas os agentes questionam hoje que não foi possível pôr em prática o que foi acordado porque existe uma nova posição jurídica”. De acordo com o parlamentar, o momento pede que esses servidores sejam valorizados. “Estamos diante de uma epidemia. Essas são as pessoas que estão diretamente nas casas das pessoas e que não estão recebendo as condições e os equipamentos proteção individual. Primeiramente, querem garantir a saúde da população, mas também a deles. Em segundo lugar, querem que o governo entenda seu trabalho como estratégico”, disse o vereador.
“O pedido dos agentes comunitários é o equipamento de proteção individual, que nós não temos. Os agentes de endemias têm alguns equipamentos, mas faltam malhas, repelente. Estamos desprotegidos para trabalhar com o povo da cidade do Recife”, expõe a presidente do Sindacs/PE, Maria do Carmo Miranda.
De acordo com ela, existem negociações pendentes relativas às gratificações dos agentes. “Tínhamos negociado desde 2013. Tem a questão da gratificação dos agentes de endemia e também a questão da incorporação do Adicional de Desempenho do SUS. Nós incorporamos o adicional nos salários, mas com a promessa de renegociar. É uma categoria que tem feito um trabalho extraordinário. Nós cuidamos da população, mas quem cuida de nós?”, afirmou.
A vereadora Vera Lopes (PPS) disse também apoiar o movimento dos agentes comunitários de saúde. “Sou médica do PSF e trabalho com eles. São mil famílias para cada agente cuidar. Sei dessa luta e não poderia deixar de prestar a minha solidariedade”.
O presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), nomeou uma comissão de vereadores para acompanhar a negociação dos agentes comunitários: Aerto Luna (PRP); Alfredo Santana (PRB); Carlos Gueiros (PTB); Luiz Eustáquio (PT); Almir Fernando (PCdoB); Aline Mariano (PSDB) e Vera Lopes (PPS).
Após a Sessão, a Comissão se reuniu com os representantes da categoria. O líder do governo, Aerto Luna, disse que até a próxima quarta-feira o grupo deve se reunir com o Secretário da pasta. “Deve ser alguma falha de comunicação porque a Prefeitura não pode descumprir uma Lei que ela mesma criou. Na reunião com o Secretário de Saúde iremos esclarecer as dúvidas e tenho certeza de que as partes sairão satisfeitas”, finalizou.
A DIRETORIA DO SINDACS-PE
PARABENIZA A TODOS E TODAS
AGENTES DE SAÚDE
QUE PARTICIPARAM
MAIS UMA VEZ
DA MOBILIZAÇÃO
NA CÂMARA.
************************************
GALERIA DOS MELHORES MOMENTOS.
AGRADECEMOS
POR COMPARTILHAR
Redação e imagens: Direção de Comunicação SINDACS-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário